terça-feira, 27 de junho de 2017

Feira do Livro 2017

A Biblioteca organizou a Feira do Livro anual, que teve lugar no Museu A LORD.

Além da abertura diária do espaço para a venda de livros, do programa constaram atividades variadas, sobretudo destinadas aos mais pequenos.

Diariamente, recebemos as escolas inscritas para a habitual Hora do Conto, dinamizada pela nossa equipa de animação.


A contadora de histórias Sónia Aguiar voltou ao convívio com os nossos pequenos ouvintes, os meninos da EB1 nº1 de Lordelo, deliciando-os com histórias apresentadas de forma criativa e apelativa.





Contar/ouvir histórias faz sempre o deleite das crianças. Por isso, também foi nossa convidada a Maria da Paz Braga, da Associação Obrigado Portugal, que apresentou o livro Aldeia da Esperança, baseado na experiência dos autores no Nepal, numa missão de ajuda a populações locais, por ocasião de um terramoto que destruiu aldeias e desalojou os seus habitantes. Uma história verídica e cheia de força que prendeu a atenção de todos os ouvintes, os alunos de 2 turmas do 1º ciclo da Escola Básica de Susão – Valongo.







Num encontro com os meninos de 3 turmas do 1º ciclo da EB1 nº 2 de Lordelo, Paulo Santos, apicultor e autor do livro “Cuscas no Castelo de Guimarães”, apresentou a história da abelhinha Cuscas que, num lindo dia, enquanto andava a apanhar pólen nas flores, descobriu um grupo de crianças a entrar no Castelo de Guimarães.

Muito curiosa e atrevida, resolveu entrar pela janela do castelo e ver tudo o que as crianças estavam a fazer lá dentro.

Este livro aborda a importância das abelhas na nossa vida. Ao mesmo tempo, as crianças descobrem a história do Castelo de Guimarães, através de uma abordagem lúdica e pedagógica.






João Manuel Ribeiro, escritor de reconhecido mérito na literatura infantojuvenil, visitou-nos, de novo, para apresentar alguns dos seus livros aos alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Lordelo. Com eles, estabeleceu um diálogo muito próximo e dinâmico.






A importância da educação musical ressalta da história Oskar e a família das cordas, narrada por uma das autoras, Sandrina Costa, aos meninos do pré-escolar da EB1 nº 1 de Lordelo. Esta história promove o hábito da leitura e o contacto com a música de uma forma lúdica e entusiasta.

As escolas inscritas nas sessões foram presenteadas com livros para as suas bibliotecas.





O público adulto teve oportunidade de assistir à apresentação dos livros Hoje, às sete da manhã, de Donzília Martins, e Nos braços do vagabundo, de Letícia Brito. 




Cumpriu-se, com muito entusiasmo e muito gosto, a tradicional realização da Feira do Livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário