terça-feira, 29 de novembro de 2016

LOUISA MAY ALCOTT

184º Aniversário


Nascida a 29 de novembro de 1832 em Filadélfia, no estado da Pensilvânia (EUA), Louisa May Alcott é uma autora americana que sonhava ser atriz mas que acabou por se tornar numa escritora incontornável no panorama da literatura juvenil. Criada com a família na Nova Inglaterra, cresceu rodeada de destacados intelectuais, tais como Nathaniel Hawthorne e Henry David Thoreau, amigos do seu pai, que era filósofo e professor. 

Falhadas as tentativas para singrar como atriz, lançou a primeira obra aos 23 anos, ‘Flower Fables’.

Em 1868 editou ‘Little Women’ (‘As Mulherzinhas’, na versão portuguesa), um romance que narra a história das quatro irmãs March, oriundas de uma família da classe média norte-americana.

O crescimento de Meg, Beth, Jo e Amy March entre 1861 e 1865, durante a Guerra Civil dos EUA, é narrado com base nos valores morais defendidos pela autora, como a dedicação cívica, o cuidar do lar, a caridade e o amor à pátria.

O romance ‘As Mulherzinhas’ tornou-se quase obrigatório como iniciação à vida adulta para as raparigas norte-americanas, algo que depois veio a generalizar-se no resto do mundo.


O livro deu ainda origem a várias adaptações para outros formatos, como filmes e séries televisivas.

Com mais de 20 obras publicadas, Louisa May Alcott teve de usar um pseudónimo masculino, A. M. Barnard, pois à época era moralmente discutível uma mulher dedicar-se à escrita.

‘Quatro raparigas’, ‘Alguns anos depois’, ‘O colégio da Ameixoeira’ e ‘Os rapazes de Maria João’ foram outros livros adaptados com sucesso no mercado português.

Além da sua notoriedade como escritora, a autora tornou-se muito popular pelas posições que assumiu em defesa da abolição da escravatura e do direito de voto para as mulheres.

Louisa May Alcott morreu a 6 de março de 1888 em Boston, no estado de Massachusetts.



Sem comentários:

Enviar um comentário