terça-feira, 21 de junho de 2016

FEIRA DO LIVRO | 2016

Biblioteca da Fundação A LORD realizou a habitual Feira do Livro, de 23 de maio a 4 de junho, no novo espaço do Museu A LORD.


Os livros, aliciantes nos seus títulos, ilustrações e cores foram o cenário privilegiado para as variadas atividades do programa de animação cultural, dinamizado pela equipa da Biblioteca e enriquecido com a colaboração dos convidados que, através da arte de contar, dançar e ilustrar, abrem mundos, desvendam mistérios, alimentam sonhos, dando asas à imaginação e à criatividade.

As Histórias de Encantar, apresentadas diariamente, tiveram como ouvintes atentos os meninos dos infantários do Colégio Marca D’Água, Centro Escolar de Frazão, Centro Escolar da Estação – Valongo e da Creche ADR – Rebordosa.

Colégio Marca D'Água

Centro Escolar de Frazão 

Centro Escolar da Estação - Valongo 

Creche ADR - Rebordosa 

Presença habitual na nossa Feira do Livro, a contadora de histórias Sónia Aguiar voltou a seduzir e encantar quem a ouviu com os contos O Riscas, Girafritz aprende uma lição e A Sara tem um grande coração, entre outros. Este ano, os felizardos foram os meninos do 2º ano da Escola Básica Nº 1 de Lordelo.

Escola Básica Nº1 de Lordelo 

Recebemos, de novo, Rosário Castanheira, autora do livro Fugas de Mel, para um encontro com os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Nº 1 de Lordelo, turmas: 1D1, 2A1, 2B1 e 4C1.

A autora falou do seu livro que, através de uma história que se desenrola à volta de uma colmeia, ressalta a importância do mel na nossa alimentação. Os meninos, curiosos e atentos, seguiram as personagens da história, mas também todas as informações pertinentes sobre a vida das abelhas e o processo de produção do mel dadas pelo apicultor Paulo Santos e puderam observar, ao vivo, uma colmeia em atividade.

Escola Básica Nº 1 de Lordelo 

O bailado também marcou presença contando, de modo diferente mas muito enriquecedor, uma história conhecida de todos - A Gata Borralheira. O Auditório da Fundação A LORD, em colaboração com o Projeto Alive Story, recebeu os meninos do Pré-Escolar da Escola Básica Nº 1 de Lordelo e os alunos do 5º e 6º ano do Colégio Marca D’Água para verem dançar os Alunos da Academia de Dança do Vale de Sousa dirigidos pela Professora Joana Quelhas.


Uma história não se conta apenas por palavras mas também pela força sugestiva das imagens, daí a importância das ilustrações. A nossa convidada Rosário Nunes orientou um workshop, explicando as diferentes técnicas que podem ser experimentadas na criação das ilustrações. Os alunos da Escola Básica Nº 1 de Lordelo – a turma 1A1 e a turma 4A1- experimentaram e criaram telas que levaram para a sua escola.

EB1 Nº 1 de Lordelo - turma 4A1

EB1 Nº 1 de Lordelo - turma 1A1

Biblioteca da Fundação A LORD cumpriu, mais um ano, o objetivo de divulgar a cultura e os livros, promovendo o gosto pela leitura e por diferentes representações artísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário