quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Encontro com a escritora MANUELA MOTA RIBEIRO

Foi com muito prazer que, na passada 3ªfeira, 4 de fevereiro, recebemos a visita da Dr.ª Manuela Mota Ribeiro.

O encontro estava marcado: às 10h, com as crianças do 3º ano do Centro Escolar de Lordelo e os meninos do 2º ano da escola de Parteira e, às 11h, com todos os alunos da escola de Corregais.
E a magia das histórias, que apelam à imaginação e à criatividade mas que também educam, aconteceu. Os meninos, curiosos e atentos, seguiram as personagens das histórias, apresentadas de forma dinâmica e cativante pela escritora e que, construídas em diferentes materiais, foram saindo de dentro de sacos coloridos.

Manuela Mota Ribeiro, médica de formação e escritora por paixão, faz, também, das suas apresentações sessões educativas, sensibilizando para temas tão importantes como a higiene oral, a alimentação saudável, o "bullying" e a prevenção rodoviária, entre outros.
As despedidas foram feitas ao som da canção “Kiko, o dentinho de leite”, entoada por todos, num ambiente de alegria.

Mas os meninos levaram consigo as histórias da escritora, nos livros oferecidos pela Biblioteca às escolas participantes. Para continuarem a sonhar e a aprender.

EB1 de Parteira e Centro Escolar de Lordelo 



EB1 de Corregais - Lordelo 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PORTAL ENSINA - RTP



ENSINA é uma plataforma educativa organizada pela RTP onde estão disponíveis programas do serviço público de rádio e televisão com interesse para alunos, professores e pais.
Esta plataforma digital resulta de uma parceria, estabelecida em janeiro, entre a RTP e o Ministério da Educação.

O site comporta conteúdos audiovisuais de diversas temáticas e pretende ser uma ferramenta de "consulta rápida e acessível" que irá destacar conteúdos que privilegiem a língua, a cultura e a ciência em português.

O portal apresenta conteúdos formativos e de carácter pedagógico distribuídos pelas diferentes temáticas, tais como Artes, Português, Ciência, História, Cidadania, Filosofia, Educação para os Media, Espaço Infantil. Este site incluirá também conteúdos relacionados com a RTP [‘Conhecer a RTP’ e a ‘RTP nas escolas’].

A RTP irá promover o desenvolvimento de televisões e rádios escolares, mediante ações de formação, visitas de estudo às instalações televisivas, e ainda garantir o fornecimento de conteúdos de apoio ao estudo. Do lado do Ministério, este também terá algumas responsabilidades tais como divulgar junto das escolas as iniciativas relacionadas com a Educação, podendo começar desde já essa tarefa, divulgando o próprio projeto “Ensina”.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A propósito da leitura...


Um Poema...

Reflorir, sempre 

Não é já de Natal esta poesia.
E, se a teus pés deponho algo que encerra
e não algo que cria,
é porque em ti confio: como a terra,
por sobre ti os anos passarão,
a mesma serás sempre, e o coração,
como esse interior da terra nunca visto,
a primavera eterna de que existo,
o reflorir de sempre, o dia a dia,
o novo tempo e os outros que hão-de vir.

Jorge de Sena, Poesia-I

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ATELIÊ DE OLARIA 2014

Dias 18, 20, 25 e 27 de fevereiro


Horário | 10h30 sessão com as escolas

               | 14h30 sessão aberta ao público

Mestre Oleira Maria Fernanda Braga



"Maria Fernanda Braga nasceu em 31 de Julho de 1965 e é uma oleira da nova geração. Não é filha de oleiros. Não é originária de terra de oleiros (nasceu em Portimão), nem aprendeu a arte em tenra idade. Também não é homem, e ser oleiro era profissão a que só os homens tradicionalmente podiam aceder. Diga-se, de passagem, que não há conhecimento de, em alguma época, a olaria de torno em Portugal ter sido executada por mulheres. A elas, apenas e só, estava destinada, em casa de oleiros, as lides domésticas e os trabalhos do barro: ir à água, apanhar lenha, amassar o barro, ajudar a enfornar, a desenfornar e vender a loiça. O trabalho da mulher nas olarias de roda alta, ou torno, sempre foi subalterno e duro, muito duro.
Maria Fernanda Braga acedeu à arte, não por genealogia, mas sim, por opção, tendo frequentado, entre 1997 e 1998, em Guimarães, um Curso de Olaria, integrado num Projecto CPC – Conservação do Património Cultural. Imediatamente após a conclusão deste Curso, estabeleceu-se por conta própria, tendo instalado o seu atelier na freguesia de Fermentões, em Guimarães.

Os cânones pelos quais se rege continuam a ser os tradicionais (faz a cantarinha das prendas ou dos namorados – peça emblemática da olaria vimaranense), mas também é certo que não se inibe de produzir outras peças contemporâneas, utilizando a decoração típica com mica. Outros projectos surgiram, como é o caso da reprodução de duas peças de cerâmica pré-romana, de Briteiros e Rendufe, a pedido da Sociedade Martins Sarmento. Ou o estudo que fez para uma imagem de Nossa Senhora da Oliveira, do qual resultou a reprodução de uma peça em barro pintado, a pedido do Museu de Alberto Sampaio. Das suas mãos têm também saído vários presépios originais que têm obtido bastante sucesso Uma das suas cantarinhas foi seleccionada para representar o artesanato do norte de Portugal, no prémio nacional de Artesanato 2003 – "Oiro da terra, sonho das mãos".

Paralelamente a esta actividade, tem-se dedicado a orientar ateliers de olaria para crianças e dado formação a professores e educadores de infância nos vários Centros de Formação para Professores."

Isabel Maria Fernandes



FERNANDES, Isabel M. - Biografia. In Maria Fernanda Braga Ceramista [Em linha]. [S.l.] : [s.n.] , [s.d.], [Consult. 2014-02-06]. Disponível em WWW: URL: <www.mariafernandabraga.com>.

O leituras sugere...

...para fevereiro



Granadas Castanhas no Jardim dos Cãezinhos

 Manuela Mota Ribeiro

Ecolácia é uma aldeia muito especial onde os habitantes vivem felizes, respeitando a natureza e o ambiente.

Certo dia, uma criança encontra um dejeto canino no jardim onde costuma brincar, o que provoca o espanto de todos. Nos dias seguintes, o número de "granadas castanhas" (nome que os jovens dão aos dejetos) aumenta, e o desconforto instala-se na aldeia. Há um novo vizinho em Ecolácia, muito arrogante e antipático, que deixa os seus cães fazer as necessidades nos locais onde brincam as crianças e que não se preocupa em colher as mesmas. Os cidadãos tentam conversar com o senhor, mas este não lhes dá ouvidos. Então, toda a aldeia se reúne na tentativa de encontrar uma solução que traga de volta o bem-estar. Surgem muitas ideias, uma das quais vai dar o resultado pretendido…

Convidamos-te a ler esta história que nos mostra a importância da educação para a cidadania. Também podes ouvir uma música com cheirinho a natureza, que nos faz sorrir e acreditar na mudança de comportamentos.

A partir dos 3 anos



Teatro de Fantoches | fevereiro

13 Fevereiro | 10H30

o SAPO APAIXONADO

mAX vELTHUIJS


Histórias de Encantar | fevereiro

6 e 20 Fevereiro | 10H30

Girafritz Aprende uma Lição
Manuela Mota Ribeiro



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gostar de Ler

Encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro




Dia 04 de fevereiro
Horário: 10h e 11h (2 sessões)

Local: Auditório da Biblioteca da Fundação A LORD