terça-feira, 24 de julho de 2012

Atividades de Verão

Um número elevado de crianças acorreu a participar nas atividades dinamizadas pela Biblioteca durante o mês de julho.

"A galinha medrosa", de António Mota ganhou corpo no barro moldado pelos meninos, depois de escutarem, atentamente, este conto tradicional.
"O soldado João", de Luísa Ducla Soares, lido por um dos meninos, foi, depois, encenado fazendo despertar para a experiência da dramatização e, na Oficina de Leitura e Escrita, a plasticina deu cor às palavras e imagens nascidas da sugestividade das leituras e da imaginação de cada participante.







quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Leituras sugere....






O Leituras sugere....para julho




Entre cães e gatos
 José Jorge Letria
Os cães e gatos têm ocupado na minha vida o lugar dos afetos que perduram. Confesso que tenho chorado quando eles partem e sentido a alegria de os ver chegar e crescer, sempre disponíveis para dar tudo o que lhes vai no coração.
Este é um livro que também fala de amor, de um amor que se fortaleceu com o avançar da idade. É um livro escrito entre cães e gatos, e por causa deles. Ao vê-los, aprendi regras essenciais da convivência e da coabitação que muito úteis poderiam ser aos humanos.
Se houvesse um panteão das grandes amizades, quase todos eles teriam nele lugar cativo. Ao escrever os textos deste livro, quis deixar registada a memória de uma partilha que nunca precisou da matéria-prima das palavras para se cumprir. Talvez seja mesmo verdade que só descobrimos a nossa capacidade de amar e ser amados quando um animal entra na nossa vida para nos conquistar o coração. No meu caso, muitos foram os que conseguiram fazê-lo. Só por isso não poderiam ser esquecidos.
Como já um dia escrevi, se por ventura existir um céu dos gatos e dos cães, é para lá que quero ir quando chegar a minha vez de partir. Sei que ali reencontrarei muitos dos amigos que me tentaram fazer feliz.
 José Jorge Letria
Os animais, nomeadamente cães e gatos, desempenham, frequentemente, um papel especial na vida dos seus donos que lhes retribuem com um carinho igualmente especial. Neste livro, o autor relata a convivência da sua família com estes animais, evidenciando os momentos felizes protagonizados por todos.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Atividades de Verão

Hora: 14h
Local: Academia da Fundação A LORD

Dia 4 de julho   
Oficina de leitura criativa e de Expressão Plástica: “ A galinha medrosa” de António Mota
Ø      Leitura do conto
Ø      Preparação de massa de moldar
Ø      Moldagem das personagens

Dia 5 de Julho
Oficina de Teatro de Fantoches
Ø      Dramatização da história trabalhada na Oficina de Leitura Criativa
(cada criança levará consigo a personagem criada)